Tenha em mente que o que abordaremos neste post não é tudo o que você precisa. São algumas dicas de segurança para se manter seguro e longe de problemas. Tenha sempre uma rotina que envolva preocupações com a segurança de seus dados, afinal ninguém quer passar pelo stress de perder suas fotos, documentos ou até mesmo o dinheiro no banco.
1ª Dica – Você é um alvo para os hackers
- Nunca diga: “Isso não vai acontecer comigo”. Estamos todos em risco e, embora alguns indivíduos tenham um alvo maior nas costas, os hackers preferem usuários mais fáceis e descuidados para hackear.
- A ciber-segurança é responsabilidade de todos.
- Ao seguir as dicas abaixo e permanecer vigilante, você está fazendo sua parte para proteger a si mesmo e aos outros.
2ª Dica – Mantenha os softwares atualizados
- A instalação de atualizações de software para seu sistema operacional e programas é fundamental. Sempre instale as últimas atualizações de segurança para seus dispositivos:
- Ative as atualizações automáticas para seu sistema operacional.
- Use navegadores web como o Chrome ou Firefox que recebem atualizações de segurança automáticas e frequentes.
- Certifique-se de manter os plug-ins de seu navegador (Flash, Java, etc.) atualizados.
3ª Dica – Evite phishing scams – cuidado com e-mails e telefonemas suspeitos
- Os golpes de phishing são uma ameaça constante – usando vários estratégias de engenharia social, os ciber-criminosos tentarão enganá-lo para divulgar informações pessoais, tais como seu login ID e senha, informações bancárias ou de cartão de crédito.
- Os golpes de phishing podem ser realizados por telefone, texto ou através de sites de redes sociais – mas mais comumente por e-mail.
- Desconfie de qualquer mensagem de e-mail ou telefonema de aparência oficial que solicite informações pessoais ou financeiras.
4ª Dica – Utilize um bom gerenciador de senhas
- Todos nós temos muitas senhas para gerenciar – e é fácil tomar atalhos, como reutilizar a mesma senha. Um gerenciador de senhas pode ajudá-lo a manter senhas fortes e exclusivas para todas as suas contas. Estes programas podem gerar senhas fortes para você, inserir credenciais automaticamente e lembrá-lo de atualizar suas senhas periodicamente. O gerenciador que eu mais recomendo é o LastPass, que tem uma versão gratuita e uma premium. A versão gratuita já é uma mão na roda.
- Evite usar o gerenciador de senhas do seu dispositivo, como o Keychain ou o nativo do Android. Escolha por uma opção de terceiros para que possa gerenciar as senhas em múltiplas plataformas.
5ª Dica – Tenha cuidado com o que você clica
- Evite visitar sites desconhecidos ou baixar software de fontes não confiáveis. Estes sites freqüentemente hospedam malware que se instalará automaticamente (muitas vezes silenciosamente) e comprometerá seu computador.
- Se os anexos ou links no e-mail forem inesperados ou suspeitos por qualquer motivo, não clique sobre eles.
- A ISO recomenda o uso de Click-to-Play ou NoScript, são recursos adicionais do navegador que impedem o download automático de conteúdo plug-in e scripts que podem abrigar códigos maliciosos.
6ª Dica – Nunca deixe os dispositivos desacompanhados
- A segurança física de seus dispositivos é tão importante quanto sua segurança técnica.
- Se você precisar deixar seu laptop, telefone ou tablet por qualquer período de tempo – trave-o para que ninguém mais possa usá-lo.
- Se você mantém os dados protegidos em um pendrive ou disco rígido externo, certifique-se de que eles estejam criptografados e bloqueados também.
- Para computadores desktop, bloqueie sua tela ou desligue o sistema quando não estiver em uso.
7ª Dica – Use seu celular com segurança
- Considerando o quanto confiamos em nossos dispositivos móveis e o quanto eles são suscetíveis a ataques, você vai querer ter certeza de que está protegido:
- Bloqueie seu dispositivo com um PIN ou senha – e nunca o deixe desprotegido em público.
- Instale somente aplicativos de fontes confiáveis (Apple AppStore, Google Play).
- Mantenha o sistema operacional do dispositivo atualizado.
- Não clique em links ou anexos de e-mails ou textos não solicitados.
- Evite transmitir ou armazenar informações pessoais no dispositivo.
- A maioria dos dispositivos portáteis são capazes de empregar criptografia de dados – consulte a documentação de seu dispositivo para as opções disponíveis.
8ª Dica – Instale uma proteção antivírus/anti-malware
- Instale estes programas somente a partir de uma fonte conhecida e confiável. Mantenha as definições de vírus, motores e software atualizados para garantir que seus programas permaneçam eficazes.
- Um programa bem confiável para a segurança é o Malwarebytes.
- O melhor antivírus do mercado é o usuário atento.
9ª Dica – Faça o backup de seus dados
- Faça backup regularmente – se você for vítima de um incidente de segurança, a única maneira garantida de reparar seu computador é apagar e reinstalar o sistema.
- O ideal é ter sempre um backup do backup, essa prática te coloca à frente da maioria dos usuários. Mas lembre-se de separar os backups de local, não adianta fazer 2 backups no mesmo disco ou na mesma nuvem.
E então? O que achou dessas dicas? Tem alguma que não foi mencionada que você acha que deveríamos ter abordado? Coloque nos comentários.